Bom pessoal, neste artigo iremos abordar as principais madeiras de guitarra existentes. Não são todas as disponíveis, até porque seria uma lista extensa de madeiras de guitarra disponíveis, além de suas combinações, mas queremos dar uma idéia do que você poderá encontrar, pois as madeiras de guitarra que listaremos abaixo são as mais comuns.
Assim como no violão. a madeira da guitarra pode variar e com isso as características específicas daquela madeira influenciam na sonoridade do instrumento.
As principais madeiras de guitarra
O corpo da guitarra pode ser considerado o centro do instrumento, pois é a parte de maior massa e é também, uma espécie de “estrada sonora” por onde passa todo o som produzido pelas cordas a caminho da captação. O material com o qual foi produzido é fundamental para a resolução timbrística final, pois diferentes diferentes madeiras de guitarra irão determinar as diferentes maneiras de como o corpo irá receber as vibrações criadas pelas cordas.
É muito grande a variedade de madeiras de guitarra que se pode utilizar para a construção dos corpos de guitarras, cada uma delas possuindo suas próprias características sonoras. Pelo fato de funcionar como uma prancha sonora, devemos levar em consideração que diferentes formatos podem alterar de diversas maneiras a sonoridade de uma mesma madeira de guitarra, por se tratar de mudanças em sua densidade e peso. Mesmo dentro desse imenso leque de possibilidades podemos fazer algumas considerações gerais.
MADEIRAS DE GUITARRA – STIFFER
Madeira de guitarra proeminente da Europa, principalmente da Alemanha. Por esse motivo é muito comum em instrumentos europeus. Ela possui uma típica cor clara, um som limpo e com certo brilho. Combina muito bem com a utilização de cordas de aço, por este motivo é muito usada também em violões elétricos. Colocada em outras partes do instrumento ou em outros instrumentos, dá ao mesmo, um timbre bem característico, próprio da madeira de guitarra, tornado-a bem reconhecível.
Madeira de guitarra proeminente da Europa, principalmente da Alemanha. Por esse motivo é muito comum em instrumentos europeus. Ela possui uma típica cor clara, um som limpo e com certo brilho. Combina muito bem com a utilização de cordas de aço, por este motivo é muito usada também em violões elétricos. Colocada em outras partes do instrumento ou em outros instrumentos, dá ao mesmo, um timbre bem característico, próprio da madeira de guitarra, tornado-a bem reconhecível.
MADEIRAS DE GUITARRA – PAU-BRASIL
Madeira de guitarra leve e muito resistente a variações climáticas. Tem boa resposta no que diz respeito à intensidade (volume), pelo fato de possuir um sustain constante, ataque moderado com uma boa massa sonora final.
Madeira de guitarra leve e muito resistente a variações climáticas. Tem boa resposta no que diz respeito à intensidade (volume), pelo fato de possuir um sustain constante, ataque moderado com uma boa massa sonora final.
MADEIRAS DE GUITARRA – ASH
Tem um timbre bem característico por possuir uma boa resposta de agudos e, por conseqüência, um som brilhante. Se relaciona bem com sistemas elétricos, captadores, etc., porém, às vezes, sem boa resposta de graves. O que pode levar a uma fraca massa sonora final.
Tem um timbre bem característico por possuir uma boa resposta de agudos e, por conseqüência, um som brilhante. Se relaciona bem com sistemas elétricos, captadores, etc., porém, às vezes, sem boa resposta de graves. O que pode levar a uma fraca massa sonora final.
MADEIRAS DE GUITARRA – MAPLE
Possui uma ótima resposta de ataque mas com um veloz declínio da nota – decay – dando bastante clareza. Sem uma boa projeção de harmônicos, acaba gerando uma forte resposta do som fundamental.
Possui uma ótima resposta de ataque mas com um veloz declínio da nota – decay – dando bastante clareza. Sem uma boa projeção de harmônicos, acaba gerando uma forte resposta do som fundamental.
MADEIRAS DE GUITARRA – MAHOGANY
Madeira de guitarra relativamente pesada, usada também em outras partes do instrumento. Este fator se choca de frente com outras características ideais para esta parte do instrumento, como: um ótimo sustaine um ataque macio com boa massa final.
Madeira de guitarra relativamente pesada, usada também em outras partes do instrumento. Este fator se choca de frente com outras características ideais para esta parte do instrumento, como: um ótimo sustaine um ataque macio com boa massa final.
Existem várias formas de se combinar os materiais na construção de corpos, pode-se usar outras opções como por exemplo o CEDRO ou a “STIKA” (proeminente da costa pacifica), o que tentamos aqui é dar um noção do que pode ser feita.
Certamente o universo de madeiras de guitarra é grande, mas você já tem agora uma boa base para escolher seu instrumento!
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